Anuscopia

O que é anuscopia?
Anuscopia é o exame proctologico (Anús, canal anal e reto).
Além da inspecção da superfície permite também a realização de biópsias que podem ser úteis no estabelecimento do diagnóstico. Procedimentos terapêuticos também podem ser realizados durante a anuscopia e entre eles, o mais frequente é a biópsias, remoção de pólipos, mas podemos fazer dilatações de estenoses de anastomoses pós cirurgias, tamponamento de sangramento por hemorroidas com a tecnica de ligadura.

Qual o preparo para o exame?
Para a realização da anuscopia é muito importante que se faça um preparo local via retal para que os resíduos sejam removidos do interior do reto e canal anal e assim o exame pode ser feito com o máximo de segurança e eficácia. Habitualmente, para o preparo é recomendado lavagens via baixa. A forma de preparo é variável e depende do protocolo empregado no serviço.

O que acontecerá durante o exame ?
Após o preparo do reto e canal anal, o paciente é levado à sala de exame onde será sedado.
O anuscopio é então introduzido pelo canal anal até o reto (porção inicial do cólon). Durante a retirada do aparelho é feita uma minuciosa inspeção identificando as eventuais alterações. Quando necessário é possível obter fragmentos (biópsias) para estudo.
Algumas lesões diagnósitcas podem sugerir e/ou serem solicitados que se faça uma colonoscopia complemetar visando sempre o melhor a você.

Quais os riscos do procedimento ?
As complicações relacionadas à anuscopia e podem decorrer do preparo, da sedação, do exame propriamente dito ou de procedimentos complementares realizados.
O preparo, que é variavel nos diversos serviços, podem gerar intolerância que se refletirá ardência. Como o preparo induz a uma diarréia, pode ocorrer conceira e sangramento.
As complicações relativas à sedação variam de uma flebite superficial até situaçõses de maior gravidade com hipotensão arterial, bradicardia, depressão respiratória, broncoaspiração e parada cardiorrespiratória.

O que devo fazer após o procedimento ?
Após o procedimento o paciente recupera-se da sedação no serviço de endoscopia sendo liberado após avaliação profissional. Não deve conduzir veículos. Recomenda-se  alimentação leve. No caso de mal estar, nauseas, vômitos sangramento intestinal ou dor abdominal o paciente deve retornar ao serviço de endoscopia.