Cápsula endoscópica (comprimido que filma o trato digestivo)

Alexandre Garcia Dalbem, Alexandre Dalbem, Alexandre Dalben

A CÁPSULA ENDOSCÓPICA – UM DOS GRANDES AVANÇOS DO SÉCULO XXI

O que é a cápsula?

A Cápsula Endoscópica é uma micro câmera filmadora com luz e bateria de 10 horas de duração.
Ela é totalmente descartável e percorre todo trato gastrointestinal da boca ao anus.
Ao percorrer o trato digestivo transmite as imagens filmadas para um sistema de captação, que é um colete que o paciente veste, quando ingere a cápsula.
As imagens captadas pelo colete receptor após o termino do exame são passadas para um computador que as transforma em um filme a ser visto e interpretado pelo seu médico endoscopista.
O tamanho da cápsula é de cerca de 11mm, com diâmetro de 8 mm; o tamanho de uma drágea de vitamina, e portanto fácil de ser engolida.

Quais são as indicações do exame com cápsula endoscópica?

A principal indicação é o sangramento intestinal, cuja causa não foi detectada pelos exames endoscópicos convencionais, como a endoscopia ou colonoscopia.
Outra indicação é a anemia de origem desconhecida, tumores do intestino delgado, dores abdominais de origem desconhecida, doença inflamatória intestinal, pólipos intestinais e finalmente para um “check-up” digestivo em pessoas com risco alto para doenças intestinais.

Como é feito o exame?

A cápsula permite analisar o esôfago, estômago, duodeno, todo intestino delgado, e se houver interesse, todo intestino grosso ou colon.
Durante este exame, após ingerir a cápsula, você poderá se mover livremente, e fazer seus afazeres habituais.
Enquanto a cápsula caminha pelo seu intestino, vai transmitindo as imagens para o colete captador. Depois estas imagens são vistas e analisadas em um monitor de vídeo do computador.

Como é o preparo?

Antes do exame você receberá todas as instruções necessárias. Há necessidade de se manter um jejum de 8 horas antes de ingerir a cápsula para que se criem melhores condições de visualização. Desta forma recomenda-se uma dieta líquida após o almoço do dia que antecede o exame, e não se deve comer nem beber nada pelo menos 10 horas antes de engolir a cápsula.
Seu médico ou o pessoal de recepção irão orientar o início do jejum.
Informe sempre seu médico se toma alguma medicação, para que este faça as recomendações necessárias. Informe também se usa marcapasso, ou se já realizou alguma intervenção cirúrgica, se tem problemas para engolir, ou se já teve algum quadro de obstrução intestinal.

O que se pode esperar durante o exame com a cápsula endoscópica?

O médico ou a enfermeira irão colocar o colete receptor. A cápsula é ingerida com um pouco de água e passa a percorrer normalmente o tubo digestivo, transmitindo as imagens para o colete captador.
Poderá comer normalmente, cerca de 4 horas após a ingestão da cápsula, a menos que seu médico recomende o contrário. O exame termina cerca de 10 horas após ingerir a cápsula.

O que acontece depois?

Ao final do exame o colete é retirado e as imagens gravadas são descarregadas em uma estação de trabalho para que seu médico as examine.
Depois e engolir a cápsula e até elimina-la pelas fezes, não é recomendável fazer ressonância nuclear magnética, nem deve ficar próximo a uma máquina de RNM.

Como saber os resultados?

Depois de analisar as imagens gravadas, o médico irá interpreta-las vendo um vídeo com as imagens gravadas pela cápsula.
Isto permitirá realizar a interpretação adequada das eventuais alterações encontradas.

Como se elimina a cápsula? Sente alguma coisa ao eliminá-la?

A cápsula é eliminada naturalmente com as fezes, não causando nenhum tipo de sensação, dor ou desconforto.

Quais são as possíveis complicações do exame com cápsula endoscópica?

Embora possa haver inconvenientes ou complicações, estas são muito raras, quando o exame é realizado por profissional treinado e competente.
Um possível risco seria a retenção da cápsula, ou seja, a cápsula não ser eliminada. É importante que se reconheçam os sinais precoces desta eventual complicação. Se depois do exame sentir febre, problemas para engolir, dor torácica ou no peito ou dor abdominal de intensidade progressiva, AVISE SEU MÉDICO.

Maiores detalhes podem ser obtidos através do e-mail gastroederme@gastroederme.com.br